A competição

Os alunos que participam do Baja SAE BRASIL devem formar equipes que representarão a Instituição de Ensino Superior à qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente a participar da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. No Brasil a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.

As etapas da competição não são complementares e a equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de competir da etapa internacional da prova nos Estados Unidos.

Provas das Competições Baja SAE Brasil

As provas das competições BAJA SAE Brasil são avaliadas em 1000 pontos, sendo subdividas entre Avaliações Estáticas (Inspeção Técnica de Segurança, a Verificação de Motor e a Avaliação Técnica de Projeto) e Avaliações Dinâmicas (Aceleração, Velocidade Máxima, Tração, Suspension and Traction e o Enduro de resistência), conforme o fluxograma:

 

Portanto, as provas da Competição BAJA SAE englobam a parte de Segurança e Normatização em relação ao regulamento, por meio das provas de Inspeção Técnica e de Segurança e a Verificação do Motor, bem como pontuam o conhecimento dos alunos em relação ao protótipo Baja desenvolvido, por meio da Avaliação Técnica de Projeto: o relatório desenvolvido apresenta considerações de engenharia e processos utilizados no desenvolvimento de cada subsistema, seguindo o padrão da SAE.

Por fim, é avaliado o desempenho do veículo, que mede a habilidade do veículo em transmitir potência útil na forma de aceleração e tração, bem como a sua resistência à cenários adversos, como lama, troncos, areia e rampas.

O Enduro de Resistência é a principal prova da competição (400 pontos). Os veículos devem completar voltas em uma pista de terreno irregular, off-road, com obstáculos, em qualquer condição climática, por um período de 4 horas . A pontuação se baseia no número de voltas completadas no período estabelecido.

Informações mais detalhadas sobre as provas podem ser acessadas no regulamento.