Petrobrás: Equipes brasileiras de SAE Baja se destacam em competição internacional – 2015

O resultado da Baja SAE Maryland, encerrada no domingo (10), nos Estados Unidos, mostrou o elevado nível técnico das equipes brasileiras, que se firmam como as favoritas nas competições da SAE International. A equipe Mangue Baja UFPE, formada por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco, conquistou a quarta posição na classificação geral. A equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, ficou com a sétima colocação, também na competição de carros off road, denominados Baja SAE. O Brasil já conquistou cinco vezes a primeira colocação das competições mundiais da modalidade.

Realizada em Baltimore, a Baja SAE Maryland teve início na quinta-feira (7) e contou com 97 equipes inscritas do Canadá, Coreia do Sul, Egito, Índia, México, Venezuela, Estados Unidos e o Brasil.

A equipe da UFPE venceu, ainda, a prova de apresentação de projeto e alcançou o terceiro lugar na prova de design. Já a Baja UFMG conquistou a sétima colocação obteve a segunda colocação nas provas de apresentação de projeto e manobrabilidade. Outra representante do Brasil, a equipe FEI Baja, do Centro Universitário da FEI, foi a terceira melhor equipe na apresentação de projeto, mas teve o resultado final comprometido por problemas no sistema de transmissão do carro durante o enduro de resistência.

Para participar da SAE Baja Maryland, as equipes brasileiras projetaram e construíram os protótipos dentro das próprias instituições de ensino. Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo. Representaram o País porque conquistaram as melhores posições na 21ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que reuniu 67 equipes em março deste ano, em Piracicaba, São Paulo.

Carros
Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

História
O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens. Lá a primeira competição ocorreu em 1976.

O projeto Baja SAE BRASIL foi lançado em 1994. No ano seguinte foi realizada a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, cidade de São Paulo.

Em 1996, a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002. A partir de 2003 a competição passou a ser realizada em Piracicaba, interior de São Paulo, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA).

Nossa atuação no esporte
Apoiamos, desde 1996, a Baja SAE Brasil-Petrobras e a Fórmula SAE – esta por meio da Petrobras Distribuidora. As duas estimulam estudantes de engenharia a aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na faculdade e incentivam o surgimento de novos talentos. Durante a competição os estudantes, divididos em equipes, participam do desenvolvimento do projeto, desde a concepção e construção até a competição.

Fonte: http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/equipes-brasileiras-de-sae-baja-se-destacam-em-competicao-internacional.htm. Publicado em 13 de maio de 2015.