Mini baja da UFMG é terceiro em competição nacional – 2008

Carro projetado por alunos da Escola de Engenharia concorreu com 56 equipes de 42 universidades

Kleyson Barbosa

equipe do departamento de Engenharia Mecânica da UFMG conquistou o terceiro lugar na 12a Competição SAE Brasil-Petrobras de Mini Baja, realizada entre os dias 30 de março e 2 de abril, em Piracicaba, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA). O veículo mini baja da equipe Demec-08 da UFMG, alcançou 822,66 pontos, garantindo o terceiro lugar geral entre as 56 equipes participantes da competição, ligadas a 42 universidades de 13 estados brasileiros e do Distrito Federal. “É um ótimo resultado, já que tivemos boas colocações em todas as etapas. Ainda mais porque se trata de uma equipe nova, composta de alunos do primeiro ao quinto períodos”, comemora o orientador da Demec-08 e professor da Escola de Engenharia, Ramon Molina.

Durante os quatro dias de competição, os carros realizaram provas estáticas, dinâmicas e um enduro. As primeiras avaliaram itens como conforto do operador, produção em massa, facilidade de manutenção, qualidade de montagem, conformidade do projeto e originalidade. Já as provas dinâmicas observaram tração, manobrabilidade, aceleração, velocidade máxima e subida em rampa. Por último, um enduro de quatro horas em pista de terra com obstáculos submeteu os carros e pilotos a um teste de durabilidade e resistência.

Nos Estados Unidos
Como prêmio, dois integrantes da equipe acompanharão, como observadores, a SAE Midwest Mini Baja, que será realizada nos Estados Unidos em maio próximo. Promovida pela SAE Internacional, a competição já foi vencida por equipes brasileiras em 1998 e 2004. O grupo da UFMG não competirá, uma vez que apenas as duas escolas que alcançaram maior pontuação na classificação geral das provas – as equipes de engenharia da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Mauá de Tecnologia – ganharam o direito de representar o País na competição. [Ler mais]